Baterias de carros elétricos: 6 erros que se deve evitar

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Assim como a bateria de um smartphone, as baterias de carros elétricos podem deteriorar-se rapidamente se você não tiver cuidado. Se você quer manter o desempenho da bateria em dia, deve adotar os hábitos corretos de carregamento e direção. Listaremos 6 erros que são fáceis de evitar para que você possa maximizar a vida útil da bateria do seu veículo elétrico.

Erro 1: Manter a bateria com nível baixo por muito tempo

Este é o primeiro passo para uma boa prática de carregamento da bateria do seu veículo elétrico. Idealmente, para uso diário, você deve manter a bateria entre 20 e 80%.

Se você deixar a bateria baixar para um nível muito baixo regularmente (menos de 5%) e não carregá-la imediatamente, estará reduzindo a vida útil da bateria.

Sempre haverá situações em que você precisará ignorar essa regra. Por exemplo, não haverá grande prejuízo se você carregar seu VE até 95% antes de uma viagem longa e conectá-lo ao carregador quando chegar ao destino com menos de 10%. Desde que isso aconteça apenas ocasionalmente e, especialmente, se a bateria não permanecer nesses níveis extremos, não há com o que se preocupar.

Erro 2: Deixar seu veículo elétrico parado por muito tempo

Um veículo elétrico deve ser utilizado regularmente para evitar o desgaste prematuro da bateria.

Se você não dirige com frequência, certifique-se de que seu carro não fique parado por mais de um mês. Voltando ao item anterior, mantenha a bateria entre 20 e 80% quando seu carro estiver estacionado por muito tempo, sendo a melhor faixa entre 50 e 75%.

Erro 3: Optar por carregamento rápido com muita frequência

Quando você pode carregar rapidamente graças ao carregamento rápido de CC, como no Tesla Model 3, é tentador aproveitar essa vantagem ao máximo. No entanto, optar frequentemente pelo carregamento rápido ou ultra-rápido não é a melhor ideia para prolongar a vida útil da bateria do seu veículo elétrico.

O principal problema aqui é a temperatura. Uma quantidade significativa de calor é liberada para alcançar um nível tão potente de carregamento. Isso pode ser prejudicial para as células da bateria. Se você dirige muito e tende a carregar principalmente em estações de carregamento rápido, a bateria ficará frequentemente superaquecida, o que pode levar a danos prematuros.

A melhor solução é optar pelo carregamento lento ou rápido no dia a dia e deixar o carregamento rápido e ultra-rápido para viagens longas ou emergências. Para encontrar estações de carregamento adequadas às suas necessidades, use o filtro de potência disponível no aplicativo da Chargemap.

Erro 4: Adotar um estilo de condução esportivo

A bateria de um veículo elétrico é projetada para durar um certo número de ciclos de carregamento. Um ciclo equivale a um ciclo completo de carga e descarga. Em média, uma bateria de íons de lítio dura de 1000 a 1500 ciclos. Quanto mais você dirigir como se estivesse em uma corrida, mais cedo precisará carregar seu VE, e a vida útil da bateria será encurtada.

Veículos elétricos modernos são equipados com dispositivos que incentivam uma condução mais econômica. Dirigir no modo econômico não é apenas benéfico para a bateria, mas também é uma ótima maneira de reduzir custos, já que você não precisará recarregar seu carro com tanta frequência.

Se você ainda gosta de dirigir de forma rápida, faça isso ocasionalmente. No entanto, tente aplicar os princípios da condução econômica sempre que possível.

Erro 5: Carregar uma bateria que já está aquecida

A temperatura da bateria é um dos fatores que impactam o tempo e a potência de carregamento do seu veículo. O desempenho máximo de carregamento de uma bateria de veículo elétrico está entre 20 e 40°C.

O calor extremo (50-70°C) pode ser prejudicial para baterias de íons de lítio. Assim como no carregamento rápido, dirigir de forma esportiva por longas distâncias gera muito calor na bateria. Se você então conectar o carro imediatamente (especialmente em carregamento rápido), a bateria pode atingir temperaturas críticas.

Enquanto essa dica é válida para modelos como o Nissan Leaf, outras marcas equiparam seus carros elétricos com sistemas eficientes de regulação térmica para a bateria. Este é o caso dos modelos da Tesla, por exemplo, que lidam muito bem com variações de temperatura. Informe-se sobre o desempenho do seu carro elétrico em termos de capacidade de resfriamento (ou aquecimento) das baterias.

Erro 6: Estacionar seu veículo elétrico ao ar livre

Este último ponto não é exatamente um “erro”. No entanto, se você tiver escolha, deve estacionar seu carro elétrico em um ambiente protegido, como uma garagem ou estacionamento subterrâneo.

Em clima muito quente, é melhor não deixar seu VE ao ar livre no sol, se não pelo desgaste do próprio carro. Se seu carro tende a aquecer rapidamente, você também pode esperar até que a temperatura da bateria caia antes de carregá-lo.

Por outro lado, enquanto o frio do inverno não causa desgaste prematuro na bateria, ele impede que as células funcionem em seu nível ótimo. É por isso que vemos uma queda na autonomia do VE durante os meses de inverno. No entanto, isso não agrava a deterioração da bateria.

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Sobre esses erros a evitar

Esperamos que você ache essas dicas úteis. Uma coisa que você deve saber – não há fórmula mágica que interrompa o desgaste da bateria do seu carro elétrico. À medida que a tecnologia avança no campo das baterias, sua vida útil está sendo otimizada. No entanto, adotar boas práticas de carregamento e condução continua sendo a chave para maximizar a vida útil do seu VE.

E você, o que faz para cuidar da bateria do seu veículo elétrico no dia a dia?

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